Quando mais novo, eu não ligava tanto para James Bond. Eu cresci na época em que ele ainda era um meio termo entre fanfarrão, mulherengo e cascateiro (os anos Roger Moore). Depois, todos aqueles aparelhos tecnológicos simplesmente pareciam se aproveitar da ideia do cinto de utilidades do Batman, mas sem nenhuma conexão com a realidade.

Foi minha mulher quem me convenceu a dar uma segunda chance para o personagem. Ela foi esperta: escolheu começar por Casino Royal, em que o espião não tem nenhuma ferramenta especial além da própria astúcia e pontaria (e um desfibrilador no carro, mas quem não tem?).

Para quem ainda está se inteirando do assunto, EDC é uma sigla em inglês para Every Day Carry. Ou seja, aquilo que uma pessoa carrega consigo no dia a dia. A melhor tradução que encontrei para esse termo foi num livro português sobre moda masculina: lastro diário. Pessoalmente, uso muito esse termo.

A verdade é que não faz muita diferença se você é ou não fã de James Bond. Ele é um dos personagens mais fáceis de reconhecer, ao lado de Indiana Jones, Sherlock Holmes, Darth Vader e saci-pererê. Uma das coisas mais fascinantes sobre ele são os acessórios que ele carrega para salvá-lo das maiores enrascadas. Quem não se lembra da caneta explosiva ou do relógio com um raio laser?

Agora, migrando da ficção para a realidade, eu quero mostrar qual seria o EDC do maior espião do mundo nos dias de hoje, adaptado à realidade. Esse “arsenal” é útil em todas as quatro fases de engajamento de um sobrevivente.

ALERTA AO LEITOR: estou escrevendo enquanto escuto a playlist de trilhas sonoras dos filmes de 007 a todo volume. Isso pode transparecer no texto.

Os requisitos principais

O agente secreto 007 consegue combinar ao mesmo tempo elegância e tática. Para ele, função e forma andam de mãos dadas e se complementam. Não é preciso escolher e ele tem um bom motivo para isso: ele precisa ser discreto. Isso é algo que qualquer um deseja: misturar-se mas com personalidade.

Em livros, filmes e análises, o estilo de James Bond foi dissecado em detalhes e qualquer item que ele carregue precisa conter quatro características. Se alguma delas não for encontrada, o item não pode fazer parte do seu EDC:

Minimalista
James Bond tem o que precisa e precisa do que tem. Seu EDC é minimalista, mas também é um EDC essencialista. Pela natureza do trabalho, ele leva o mínimo possível. Por isso que tantos itens tem mais de uma função.

Utilitário
Apesar da importância do estilo, um bom agente nunca favorece o visual pela função. Tudo que ele usa tem um propósito.

Estilo
Essa é uma expressão pessoal. Nos filmes, James Bond está quase sempre de terno, seja lutando contra terroristas ou jantando com amigos. No Brasil, o terno não é mais tão comum (desculpem, paulistas), mas ser elegante é mais do que vestir roupas caras: é uma marca de personalidade.

Simplicidade
Para 007, o simples minimalista não é o bastante quando o assunto são acessórios táticos. Ele também consegue ser elegante sem exagerar. Quanto menos extravagante, melhor e isso tem um motivo: ele quer chamar a atenção apenas das pessoas certas (sejam mulheres, adversários de poker ou oponentes).

Esse é o estilo e a forma de pensar de James Bond, quando o assunto é EDC. Agora, quero mostrar oito itens que eu considero indispensáveis ao seu dia a dia e que podem facilmente ser distribuídos nos bolsos. Alguns links podem ser afiliados. Digo isso porque não sou um agente secreto e gosto de ser claro sobre minhas intenções.

Para cada um dos itens, pensei em opções táticas, opções de luxo e outras mais módicas.

Um James Bond do Século XXI carregaria o seguinte no seu dia a dia como EDC:

Caneta

Nas mãos certas, a caneta é mais forte do que a espada. Ao menos, é o que dizem. As canetas táticas são queridinhas do pessoal tático. O problema com elas é que são rapidamente identificáveis e James Bond provavelmente torceria o nariz para a falta de estilo.

Dito isso, existem alguns requisitos para uma caneta fazer parte do nosso repertório. Como ela pode ser usada como arma para estocar um oponente num confronto físico, o ideal é que seja feita em aço ou outro metal resistente. Ela também não deve ser de tampa, que pode se perder facilmente além de facilitar o uso com uma mão só.

A caneta Cross Otawa preenche esses requisitos. Ela é uma boa opção para quem está buscando uma opção mais estilosa. Sua cor vermelha é inconfundível. Além disso, seu custo-benefício a torna uma opção atraente.

Se você estiver buscando algo mais robusto, a Zebra X-701 é sua melhor escolha. Ela resiste a temperaturas extremas e escreve em praticamente qualquer superfície, mesmo molhada. Sua cor preta é mais discreta, aumentando o fator discrição. Mesmo com tudo isso, ela não parece uma caneta tática e pode ser usada por qualquer executivo de terno e gravata sem chamar a atenção. Vale cada centavo do investimento!

Canivete

Menos uma arma e mais uma ferramenta, a faca de bolso é a companheira inseparável do agente secreto, mas também do homem na cidade grande. Algumas cidades oferecem limitações para uso de lâminas, mas na maioria dos casos, uma lâmina pequena não chamará atenção.

Em situações de emergência, um canivete ajuda a cortar cortas, quebrar janelas, marcar madeira para sinalização e muitas outras funções. Pessoalmente, nunca saio de casa sem um desses.

Uma lâmina simples tem inúmeras funções. Além disso, é muito mais leve e discreta do que um canivete com inúmeras funções inúteis. Deixe o multitool para seu outro kit. O canivete Nautika Slak é fino, leve e discreto. A lâmina tem apenas 7 cm, sendo permitida mesmo em cidades mais restritivas e pode ser aberta usando um botão apenas com o polegar, para não precisar usar as duas mãos.

Pessoalmente, devo admitir que tenho outro estilo. Gosto da faca de bolso Laguiole La Tour com cabo de madeira. Essa faca chama atenção pela elegância e é tão fina que cabe em qualquer bolso. A lâmina é incrivelmente afiada e mede 6,5 cm. Essa peça era usada pelos soldados de Napoleão Bonaparte, mas continuam sendo ótimas para abrir pacotes de encomendas online.

Carteira

Esse é um ponto um tanto sensível. Com o avanço do PIX, dos cartões de crédito e débito e dos pagamentos por aproximação, as carteiras raramente são usadas para carregar dinheiro. Ainda assim, podem levar documentos, cartões físicos e mesmo outros acessórios como ferramentas para abrir portas ou lâminas de barbear para emergências.

Os modelos mais modernos são feitos em metal e com tecnologia RFID, que protege seus dados, bloqueando aparelhos que funcionam por aproximação. Alguns desses modelos podem ser obtidos a preços bastante módicos.

As opções mais clássicas são feitas em couro legítimo. Esse modelo da Ello Griff tem um design minimalista. Ele possui uma janela específica para o documento, além de compartimentos para dinheiro e cartões. Tudo isso cabe numa carteira fina que não faz volume no bolso.

Relógio

De todos os gadgets de 007, nenhum arregimenta mais fãs do que seus relógios. Esse também é meu tema favorito. Rolex, Seiko e mais recentemente a Omega são algumas das marcas de relógios que fizeram história no pulso do agente secreto mais famoso do mundo. Ele teve relógios analógicos, digitais, a prova d’água, com raio laser, contador geiger (para medir radiotividade) e até com fax!

Mesmo tendo muita funcionalidade, provavelmente os smartwatches não fariam parte dos equipamentos de James Bond. Eles são sensíveis demais para as condições extremas a que seriam submetidos.

Apesar de eles serem capazes de fazer chamadas, acessar o GPS e até monitorar os batimentos cardíacos, esses relógios apitam na hora errada, tem pouca bateria e ainda podem ser hackeados pelo inimigo. Além disso, sendo muito franco, eles são um relógio digital superavaliado. É impossível manter estilo com relógios digitais.

Um bom relógio para uso tático precisa ser resistente a impactos e a água. Ele tem que ser confiável a qualquer momento e também discreto. O exemplo mais óbvio é a linha G Shock desenvolvida pela Casio. Eles foram criados para resistir a impactos e profundidades de até 200 m. Na maioria dos casos, são em cor preta, garantindo extrema discrição.

Alguns dos modelos, como o G Shock GA-140-1A1DR tem até mostrador analógico, para minimizar o efeito digital. Acontece que esses relógios tem aspecto tático muito marcante. A pessoa parece chamar atenção para o fato de ser um aficionado por temas militares. Essa não seria a minha primeira opção, apesar do preço acessível.

A Victorinox, famosa fabricante de canivetes, também produz relógios de alta resistência. Eu mesmo tenho um deles e não me arrependo nem um pouco. O relógio Victorinox I.N.O.X. passa por 130 testes de resistência antes de chegar às lojas. Além disso, ele é discreto, podendo ir da sala de reuniões para a guerra urbana sem perder a elegância. Ele não precisa de bateria, pois é carregado pelo movimento do seu braço. Portanto, enquanto ele estiver no seu pulso, continuará sendo preciso.

Essa é a melhor opção para um verdadeiro relógio tático. Apesar do investimento mais salgado, é uma peça que vai atravessar gerações antes de precisar de uma revisão. Vale cada centavo!

Óculos Escuros

Bond não seria Bond sem óculos escuros. Desde os primeiros filmes, aventurando-se em ilhas tropicais, esse acessório era indispensável à vida do espião. Além da proteção contra raios UV, os óculos escuros escondem a direção para onde o agente está olhando. Isso pode fazer a diferença em situações de emergência. Alguns batedores de carteira já disseram que preferem evitar pessoas que usam esse acessório.

O modelo clássico de aviador é uma ótima opção. Ele cobre bastante os olhos, protegendo da luz enquanto você pode operar todos os painéis de controle com segurança. Eles também se adaptam à máscara, o que pode ser útil em tempos de pandemia ou quando há poeira de desmoronamento nos arredores.

Outro formato clássico é o Justin RB4165L 622/71 57 da Ray-Ban. Se você for um executivo clássico, talvez essa seja sua preferência. Ele é versátil e pode ser usado na beira da piscina ou no terraço de um café italiano. Para melhorar as coisas, ele é resistente e aguenta o tranco de uma boa aventura. Suas lentes são polarizadas, resistindo ao sol do nosso país tropical.

Pen drive

No mundo digital, não existem limites para as funções de um pen drive. Ele pode ser usado para levar arquivos de um lugar para outro (inclusive criptomoedas), carregar sistemas operacionais, guardar informações delicadas, como documentos pessoais para casos de fuga e até perturbar computadores inimigos.

Se você precisa ser discreto, o modelo SanDisk Z33 FIT MICRO tem capacidade para 64 Gb, mas mede apenas 1,75 cm e pesa menos de 2 g. Cabe em qualquer espaço ou mesmo no chaveiro sem chamar atenção.

Por outro lado, um desafio para o espião moderno pode ser a compatibilidade. A maioria dos computadores usa USB A, mas os celulares usam USB C. Para isso, a solução é o SanDisk Ultra Dual Drive Micro. Com ele, você pode tirar fotos ou gravar vídeos com seu celular e rapidamente transferir para o computador, mesmo que sejam arquivos pesados.

Lanterna

Seja para escapar de um prédio em chamas ou para vasculhar um escritório sem chamar atenção, uma lanterna sempre é útil. Na rua, pode ser usada para olhar o motor de um carro à noite ou sinalizar enquanto está pedalando. Alguns entusiastas até a usam como arma de defesa, ofuscando oponentes.

Uma boa lanterna tática precisa ter ao menos 100 lumens. Esse seria um bom ponto de partida e é aí que se encaixa a Lumore. Ela é discreta e fina, para facilitar o transporte. Seu facho alcança até 84 metros, garantindo uma boa iluminação em casa ou durante um apagão. Ela é ideal para transportar sempre junto ao corpo.

Por outro lado, existem opções bem mais potentes. A X900 CBRN10653 é recarregável e pode alcançar até 3.500 lumens. Mesmo com toda essa potência, a bateria dura até 6 horas, dependendo do tipo de uso. Além disso, ela tem a opção de foco, para aumentar a capacidade de discrição em ambientes fechados e atividades furtivas.

Celular

Agora, é difícil qual celular James Bond usaria em suas missões. Ao longo dos anos, ele usou algumas marcas, como a desaparecida Sony Ericsson, Nokia e até Samsung. O celular do espião precisa ser compacto, fino, discreto, seguro e durável. Para completar, ele precisa aguentar o tranco e proteger os dados contidos nele. Isso não é fácil de encontrar em um único celular.

A solução mais óbvia parece ser um iPhone 14 de 128 Gb na cor cinza escuro. Os aparelhos da Apple não costumam estar vulneráveis a vírus, são lindos e discretos ao mesmo tempo. Eles também tem ótima resolução de câmera, tornando ideais para capturar e editar imagens e vídeos. Outra vantagem é que ele é praticamente à prova d’água. Seus pontos fracos são a bateria e a resistência. As telas trincam com muita facilidade e uma capinha resistente é imprescindível.

Em termos de resistência, nada se compara ao smartphone Caterpillar S42 4G Dual 32GB. Esses aparelhos são a prova de tudo! Quedas, ranhura, água… Os testes de resistência que assisti são impressionantes. Ele usa o sistema operacional Android popular em outros modelos. Seu ponto fraco é o visual demasiado “trambolhudo” e a câmera com pouca definição. É um ótimo aparelho tático e pode ser usado em situações extremas e como equipamento oculto, quando você não quiser ter sua linha detectada.

Um meio termo entre esses extremos é o Samsung Galaxy S23. Se for para ser sincero, esse é o aparelho que eu uso. Ele é elegante e resistente (eu nem uso capinha de proteção!). Suas câmeras são ótimas para Instagram, YouTube e qualquer outra mídia social. Seu custo-benefício parece atender a todos os quesitos.

Conclusão

Quando o assunto é 007, não existem respostas exatas. Isso acontece porque James Bond não é apenas um agente secreto. Ele também é um personagem de ficção e a minha imaginação pode ser um pouco diferente da sua. Essa é a minha impressão do que ele usaria em suas missões e no seu dia a dia, para estar sempre pronto e preparado.

Esse EDC básico pode servir apenas como inspiração ou pode ser realmente útil para você. Francamente, como são apenas 8 itens e todos eles cabem mesmo nos bolsos de uma calça jeans, eu recomendo usar no seu dia a dia. Sua sensação de segurança vai aumentar muito! Afinal, o mundo não é o bastante.

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *