Hoje, o celular é mais do que um meio de comunicação. É um item indispensável de EDC. Suas funcionalidades acessórias como lanterna, bússola e até lupa (é só usar o zoom da câmera) o tornam uma ferramenta eficaz para o sobrevivente urbano. Mas o que fazer se uma pessoa mal intencionada levar seu aparelho ou se você simplesmente esquecê-lo no banco de trás do Uber? Este post vai ajudar você a evitar perder informações sensíveis armazenadas dentro dele.
Vou inverter a ordem natural das coisas. Você deve estar lendo este post porque já perdeu seu aparelho. No final, vou incluir algumas dicas de prevenção para que isso não aconteça novamente.
Como proceder
Se seu celular já foi perdido ou roubado, você precisa agir rápido. O prejuízo pode ser muito maior do que o mero valor do aparelho subtraído. Muita informação pessoal está guardada ali dentro e quem estiver com seu aparelho pode estar fazendo uso disso.
As instruções a seguir precisam ser feitas nessa ordem. Mantenha a calma e vá seguindo o passo a passo. Em poucos minutos, você poderá voltar à vida normal, depois de todo o susto. Veja como proceder rapidamente:
Bloqueie o seu aparelho
A primeira providência a tomar é bloquear seu aparelho remotamente. Entre em contato com a sua operadora e peça que eles cancelem o chip imediatamente. Veja os contatos das principais operadores do Brasil:
- Claro: 1052
- Tim: 1056
- Vivo: Para móvel no número *8486, e para fixa no 103 15.
Tenha em mãos o código IMEI para acelerar o processo. Deve estar na caixa onde seu aparelho foi vendido.
Mude suas senhas
Entre em todos os aplicativos de mídias sociais e altere a sua senha de acesso. Uma pessoal com más intenções pode tentar abusar da confiança de seus contatos.
Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, a mudança de senha pode ser feita nas seções de Segurança e Login nos sites da plataforma. Já no Gmail, a mudança de senha fica na seção de Informações Pessoais.
Avise ao seu banco
Entre no Google e digite o nome do seu banco mais a frase “bloquear aplicativo” para fazer isso o mais rápido possível. Ladrões podem tentar fazer transferências através do aplicativo do seu banco.
Avise parentes e amigos
O próximo passo é informar as pessoas próximas. Elas precisam saber, caso sejam abordadas com pedidos de empréstimos ou doações em seu nome. Podem acabar caindo em golpes.
Faça um boletim de ocorrência
Além de ajudar a prevenir delitos futuros, o Boletim de Ocorrência tem uma função prática para você. Ele é essencial para comprovar que o fato aconteceu. Esse documento é exigido pelas seguradoras e para informar os bancos em caso de movimentações financeiras sem autorização do dono da conta.
Pronto. Agora, você pode se dedicar a encontrar um aparelho novo.
Como se prevenir de roubos a celulares
Essa parte é para ser feita com calma. Quanto maior a sua segurança, menos aperto você vai passar quando o pior acontecer (e ele sempre acontece). Primeiro, é bom saber como os criminosos operam nas grandes cidades. Assim, fica mais fácil desenvolver um plano de emergência.
Como os ladrões operam
A maioria dos assaltos acontece quando a pessoa está usando o aparelho. Essas ocasiões oferecem uma dupla vantagem para o ladrão: a vítima está distraída e a tela está desbloqueada. Por isso, nunca use o aparelho ao caminhar pela rua. Se for necessário, pare, encontre um lugar seguro e só então desbloqueie a tela do celular.
Escolha uma capa de celular que tenha um anel de segurança, para firmar bem nos dedos e evitar que o ladrão “dê o bote”. Uma película também vai evitar rachaduras na tela em caso de encontrão.
Mantenha a localização
O sistema operacional do seu aparelho permite acessar a localização. Essa ferramenta oferece a possibilidade de bloquear e/ou limpar o aparelho remotamente. No iOS, o recurso se chama Buscar. Já no Android é Encontre Meu Dispositivo. Tenha esses links à mão.
Bloqueio de tela
Reduza o tempo de bloqueio de tela. Cerca de um minuto é mais do que suficiente. O WhatsApp também tem uma função de bloqueio que pode ser muito útil. É uma segunda barreira que os bandidos precisam superar.
Aplicativos de bancos
Esconda os aplicativos de bancos, cartões, cripto moedas etc. em pastas que não chamem atenção. Isso forçará os bandidos a perder um tempo precioso tentando localizar o aplicativo e você terá mais chances de frustrar a intenção deles.
Saiba seu IMEI
Se você é uma pessoa normal, deve ter jogado fora a caixa do seu aparelho junto com todos os papeis que estavam lá. Um deles indicava o seu IMEI. Para recuperar, digite *#06#. Copie esse número em algum lugar seguro. O meu está numa nota de Evernote sincronizada na nuvem.
Faça um backup regular
Sincronize suas contas do Google, Apple, Samsung, WhatsApp etc. Você pode fazer tudo isso de forma automática na nuvem. Assim, além de impedir que os bandidos acessem, também não perderá nenhuma informação útil quando recuperar um aparelho.
Contrate um seguro
Sejamos francos: você vive numa cidade grande. Você vai perder o seu aparelho por descuido ou violência. A despesa pode parecer grande agora, mas vai se pagar. Acredite em quem já passou por isso.
Cuide bem dos seus contatos
Use os nomes das pessoas e não seus “títulos” entre os contatos. Uma pessoa mal intencionada vai adorar ler “vovó” entre os seus contatos e vai ligar diretamente para a velhinha fingindo ter sequestrado você. Poupe o frágil coração dela e salve o contato apenas pelo nome principal, sem facilitar o reconhecimento.
Se o pior acontecer, aja rapidamente, pois os 15 primeiros minutos são essenciais. Os ladrões não perdem tempo porque sabem que as chances de você bloquear são grandes.
Se você seguir todos esses passos, não posso prometer que seu celular está em segurança. Mas dá para dizer que ganhou boa vantagem sobre a média da população. Seja espero e durma com mais tranquilidade.
Muito bom o texto. Infelizmente ainda existem muitos roubos de celulares, mas hoje em dia tem vários métodos que podem ajudar a recuperar o aparelho.
Obrigado! Mantenha o seu sempre protegido!